Mau Hálito

O odor oral está diretamente implicado nas nossas emoções e é motivo de repulsa, quando presente, podendo estimular a memória do afetado e dos que o rodeiam. Quando se presencia mau hálito despoletam-se emoções negativas, de repulsa, mal-estar, ansiedade, irritabilidade, entre outras.

As origens mais frequentes: A causa mais frequente de mau hálito continua a ser a cavidade oral, responsável por cerca de 60% dos casos.

É imediatamente seguida das denominadas origens “extra-orais “ que incluem aparelho respiratório, tubo digestivo e doenças sistémicas e por último pode estar associado a alguns casos o factor psicológico do indivíduo.

 

Mau halito IRON Porto
Sensação e mau gosto na boca

Existe ainda um paradoxo entre os casos de halitose real e a sensação de mau gosto na boca (disgeusia) que muitas vezes induz em erro o indivíduo levando-o a pensar que possui mau hálito. A sensação de mau gosto é no entanto uma condição que pode ser revertida com uma percentagem elevada de casos tratados.

O especialista em Halitose no IRON, é o conceituado Dr. José Tiago Martins, responsável pelo projeto Halitosos Anónimos.

Clínico ESPECIALISTA

Tiago Martins Halitose IRON Clínica

Tiago

Martins