Sobre


IRON Kids é a nova área de Medicina Dentária completamente dedicada aos mais novos. A nossa equipa especializada e multidisciplinar, tem como foco a saúde oral desde o período de gestação até à adolescência. Tendo sempre em conta as características psicoemocionais da criança, num ambiente lúdico e com técnicas adequadas a nossa odontopediatra consegue fazer com que os mais jovens se sintam confortáveis e confiantes. O objectivo é sempre que a criança saia com um sorriso e com vontade de voltar.

Marcações de consulta

Faça a marcação on-line da sua consulta de forma simples e rápida!

Os super-heróis

Dra Sylvia

Silvia

Odontopediatra

Dr Luís

Endodontia

Dra Lígia

Dentisteria

Dra Joana

Terapia da Fala

Odontopediatria

A odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária dedicada à saúde oral de bebés, crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais. Esta especialidade alia à componente interventiva  uma forte componente preventiva.  O acompanhamento do desenvolvimento dos “dentes de leite” é fundamental não só para para assegurar corretas funções fonéticas e mastigatórias, mas também para diagnosticar e prevenir precocemente potenciais alterações, garantindo uma dentição e função saudável.

O medo e a ansiedade estão muito associados à ida da criança ao dentista.  O odontopediatra tem formação específica para lidar com esses medos e ansiedades de forma a tornar a consulta mais tranquila e até mesmo divertida.

Primeira consulta

A primeira visita do bebe ao Odontopediatra, idealmente deve ser quando ainda está na barriguinha da mãe. Depois deverá ser quando surgem os primeiros dentinhos ou até ao primeiro ano de vida. 

Esta consulta irá incidir fundamentalmente para orientar os pais nos mais variados temas e dúvidas: a amamentação, uso de chupeta, hábitos nocivos, hábitos de higiene orais saudáveis, entre outros. 

Quanto mais cedo iniciarmos as consultas de promoção de saúde oral, mais efetivos serão os resultados e melhor será a adaptação ao consultório. Nunca deixar a primeira consulta com o odontopediatra para quando a criança já tem uma dor de dentes, o objectivo é a Prevenção!

Motivação a higiene oral

É  essencial começar a criar  hábitos corretos de higiene oral  desde tenra idade! Por isso, a primeira consulta do IRON KIDS com a nossa odontopediatra, para além da avaliação clínica dos dentinhos e boquinha da criança, é também focada na instrução e motivação à higiene oral.

Será abordado qual a pasta, escova e técnica adequada a cada criança bem como dadas dicas para conseguir que a tarefa da escovagem seja efectuada sem birras e de forma tranquila em casa.

Prevenção de cárie

Através de um acompanhamento periódico e a  realização de alguns procedimentos preventivos como selantes de fissura e aplicação de fluoretos, conseguimos auxiliar na prevenção do aparecimento de lesões de cárie.

Esse acompanhamento é também importante para o diagnóstico precoce das lesões cárie, permitindo um tratamento imediato e indolor.

Conservadora

Os dentes de leite são fundamentais para o desenvolvimento normal da mastigação, deglutição, fonética, estética e respiração, assim como na manutenção do espaço para os dentes definitivos. Um dente de leite com uma lesão de cárie avançada pode doer, para além de ser um foco infeccioso que pode afetar a adequada formação dos dentes definitivos e a saúde geral. 

Torna-se evidente que os dentes de leite também devem ser tratados o mais precocemente possível, com procedimentos específicos ao tipo de lesão de cárie presente, desde a dentisteria à endodontia.

Cirurgia e periodontologia

Tal como nos adultos, também as crianças podem manifestar problemas nas gengivas e tecidos de suporte que devem ser alvo de cuidados específicos. Nas crianças as alterações na saúde gengival estão muitas vezes relacionadas com o acúmulo de biofilme bacteriano, pela escovagem inadequada, que resulta no aumento de volume, vermelhidão e sangramento gengival. Associadas à incorreta higiene oral, e como fatores agravantes encontramos a respiração oral, uso de determinados medicamentos , uso de aparelhos ortopédicos e ortodônticos, presença de freios hipertróficos e própria erupção dentária. Todas estas questões devem ser avaliadas, diagnosticadas  e intervencionadas.

Para além da saúde dos tecidos orais, por vezes existem alterações que exigem uma intervenção cirúrgica para correção de alterações anatômicas, excisão ou remoção de lesões ou ajuste na rota de erupção de um dente, entre outros exemplos.

Ortodontia e oclusão

As consultas de rotina ao Odontopediatra/Ortodontista são extremamente importantes para a detecção e intervenção precoce de qualquer alteração na oclusão esquelética e dentária da criança. Um desenvolvimento alterado da forma como os dentinhos tocam e encaixam/mordida vai ter implicações não só nos dentes e boca,  mas na face, articulação temporo-mandibular e postura como um todo. 

A ortodontia intercetiva é a área da ortodontia que se dedica a  avaliar, diagnosticar e intervir nas maloclusões dentárias num período inicial de desenvolvimento, travando ou revertendo alterações.  O objectivo é restabelecer a harmonia e equilíbrio repondo uma correta oclusão e consequentemente o bem-estar muscular e funcional das estruturas músculo-esqueléticas, responsáveis pela fonética, a respiração e a mastigação.

Temos disponíveis variados tipos de aparelhos para a intervenção intercetiva, incluindo os alinhadores invisíveis.

Terapia da fala

A terapia miofuncional orofacial procura estabelecer um equilíbrio entre a componente muscular e as funções do sistema estomatognático (fala, respiração, mastigação, deglutição e sucção). Este método consiste na realização de exercícios orofaciais, de forma a permitir o desenvolvimento da musculatura, preparando-a para as funções estomatognáticas. A terapia miofuncional orofacial é implementada pelo Terapeuta da Fala, com o objetivo de diminuir assimetrias faciais, ajudar na harmonização facial, melhorar o posicionamento das estruturas orofaciais em repouso (lábios, língua,…), corrigir o padrão da mastigação e respiração, bem como das restantes funções estomatognáticas.

Psicologia e controlo comportamental

O medo e ansiedade associados a uma visita ao médico dentista são extremamente comuns nas crianças. Aliar a psicologia e técnicas de controlo de comportamento à consulta é fundamental para tornar a experiência mais agradável.

Trabalhamos num ambiente tranquilo, com todos os materiais e técnicas mais atuais para que tudo decorra da melhor forma e que a criança se sinta realmente especial.

A nossa Odontopediatra tem formação extensa em psicologia infantil adequando as técnicas e estratégias de controlo de comportamento às ansiedades e medos de cada criança tornando a experiência mais confortável e cheia de magia.

SLOGAN