Dentes mal desvitalizados

Um dos problemas dentários mais recorrentes é situações de endodontia mal resolvidas. Ou seja, dentes que passaram por um processo de desvitalização que não garantem os objectivos do tratamento: ausência de sinais e sintomas de infecção ou dor.

A endontia é o tratamento adequado para resolver casos de dentes destruídos por cárie avançada, fracturas ou traumatismos. O processo passa por uma remoção dos tecidos da estrutura nervosa do dente, uma situação complexa que pode não ser totalmente bem sucedida.

O responsável pelo departamento de endodontia, Dr. Luís Caetano, fundador da clínica IRON, tem vindo a distinguir-se como um dos maiores especialistas do sector no Norte de Portugal. Especializou-se na UIC em Barcelona e é atualmente formador, sendo a endodontia uma das áreas mais importantes do seu currículo.

 

Marcação de Consultas - Endodontia

FAÇA A MARCAÇÃO ON-LINE DA SUA CONSULTA DE FORMA SIMPLES E RÁPIDA!

*Sujeito à disponibilidade da clínica

Tem dúvidas?

Um dente desvitalizado é um dente que passou por um tratamento endodôntico, no qual a polpa dentária (nervo e vasos sanguíneos) foi removida e substituída por um material de preenchimento.

Embora o dente tenha sido tratado e já não tenha nervo, em algumas situações pode ocorrer dor devido a inflamações na raiz ou tecidos à volta. Nestes casos, é essencial procurar os nossos especialistas em endodontia.

Sim. Com o tempo, um dente desvitalizado pode tornar-se mais escuro devido à perda de vitalidade. No entanto, existem soluções estéticas como facetas dentárias.

Sim. Após a desvitalização, o dente torna-se mais frágil e propenso a fraturas, por isso, muitas vezes é recomendada a colocação de uma coroa dentária para reforçá-lo.

Com os devidos cuidados e acompanhamento regular, um dente desvitalizado pode durar muitos anos, funcionando de forma semelhante a um dente natural.

Sim, tal como qualquer outro dente, é essencial manter uma boa higiene oral e realizar consultas periódicas para garantir que o tratamento continua eficaz.

É mais comum do que pensamos, quando o tratamento não é feito por especialistas na área da endodontia. Um dente que passou por tratamento de canal pode voltar a desenvolver infeção caso o tratamento não tenha sido totalmente eficaz ou se houver nova infiltração bacteriana. No IRON contamos com um dos melhores especialistas em endodontia do país, o Dr. Luís Caetano.

Sim, em alguns casos, se o tratamento inicial não foi bem-sucedido ou se houver uma nova infeção, o dente pode ser re-tratado para tentar preservá-lo.

Se contínua com dúvidas, por favor contacte-nos.

clínico ESPECIALISTA

Iron Dentista Luis Caetano

Luís

Caetano

Currículo

Dr. Luís Caetano

Mestrado Integrado em Medicina Dentária
Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte, 2005/2010.

Cursos de Endodontia e Endodontia avançada
RPCendo, 2011/2012.

Master em Endodontia
Universidade Internacional da Catalunha, Barcelona, 2012/2014.

Curso de mico-cirurgia apical
Universidade de San Carlos da Guatemala – USAC, 2014.

“The Venner Effect Project”
Shape Dentistry Academy 2018.

Diretor clínico e pedagógico 
Instituto de Reabilitação Orofacial do Norte – IRON.

Formador dos cursos de endodontia e reabilitação
FromRoots.

Assistente convidado do departamento de conservadora
IUCS – CESPU.

Docente da pós-graduação de Endodontia
IUCS – CESPU.

Membro da Sociedade Portuguesa de Endodontia

Certified Member of European Society of Endodontics

Participação e apresentação de trabalhos científicos
Em vários congresso nacionais e internacionais

Prática direcionada para as áreas de endodontia e reabilitação

Fale connosco

Contactos

Serviço Urgência Dentária
Em caso de urgência, a clínica dispõe de um serviço especial de 2ª a Sábado das 19h-24h e Domingo das 10h às 24h. Para usufruir deste serviço terá que ligar para o 925 208 134.

Acesso especial para pacientes de mobilidade reduzida
Uma clínica pensada ao pormenor e para cada paciente. O nosso tratamento personalizado é extensível a clientes com necessidades especiais, beneficiando de amplos corredores e disponibilidade de consultórios num só piso sem necessidade de usufruir de elevadores ou outras adaptações.

Opções de Pagamento
Para facilitar o pagamento, aceitamos cheques e temos ao seu dispor terminais de Multibanco.
Dependendo do caso clínico em questão, há possibilidade de pagamento faseado, com várias opções de pagamento.

Este website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de utilização. Leia a nossa Política de Privacidade.