
Dentes mal desvitalizados
Um dos problemas dentários mais recorrentes é situações de endodontia mal resolvidas. Ou seja, dentes que passaram por um processo de desvitalização que não garantem os objectivos do tratamento: ausência de sinais e sintomas de infecção ou dor.
A endontia é o tratamento adequado para resolver casos de dentes destruídos por cárie avançada, fracturas ou traumatismos. O processo passa por uma remoção dos tecidos da estrutura nervosa do dente, uma situação complexa que pode não ser totalmente bem sucedida.
O responsável pelo departamento de endodontia, Dr. Luís Caetano, fundador da clínica IRON, tem vindo a distinguir-se como um dos maiores especialistas do sector no Norte de Portugal. Especializou-se na UIC em Barcelona e é atualmente formador, sendo a endodontia uma das áreas mais importantes do seu currículo.
Marcação de Consultas - Endodontia
FAÇA A MARCAÇÃO ON-LINE DA SUA CONSULTA DE FORMA SIMPLES E RÁPIDA!
*Sujeito à disponibilidade da clínica
Tem dúvidas?
Um dente desvitalizado é um dente que passou por um tratamento endodôntico, no qual a polpa dentária (nervo e vasos sanguíneos) foi removida e substituída por um material de preenchimento.
Embora o dente tenha sido tratado e já não tenha nervo, em algumas situações pode ocorrer dor devido a inflamações na raiz ou tecidos à volta. Nestes casos, é essencial procurar os nossos especialistas em endodontia.
Sim. Com o tempo, um dente desvitalizado pode tornar-se mais escuro devido à perda de vitalidade. No entanto, existem soluções estéticas como facetas dentárias.
Sim. Após a desvitalização, o dente torna-se mais frágil e propenso a fraturas, por isso, muitas vezes é recomendada a colocação de uma coroa dentária para reforçá-lo.
Com os devidos cuidados e acompanhamento regular, um dente desvitalizado pode durar muitos anos, funcionando de forma semelhante a um dente natural.
Sim, tal como qualquer outro dente, é essencial manter uma boa higiene oral e realizar consultas periódicas para garantir que o tratamento continua eficaz.
É mais comum do que pensamos, quando o tratamento não é feito por especialistas na área da endodontia. Um dente que passou por tratamento de canal pode voltar a desenvolver infeção caso o tratamento não tenha sido totalmente eficaz ou se houver nova infiltração bacteriana. No IRON contamos com um dos melhores especialistas em endodontia do país, o Dr. Luís Caetano.
Sim, em alguns casos, se o tratamento inicial não foi bem-sucedido ou se houver uma nova infeção, o dente pode ser re-tratado para tentar preservá-lo.
Se contínua com dúvidas, por favor contacte-nos.